sexta-feira, 7 de novembro de 2008

AINDA SOMOS EMOCIONALMENTE INFANTIS

1. PADRÕES EXISTENCIAIS ADQUIRIDOS.
Todos os seres humanos, desde a sua primeira hora de vida sensorial, ou melhor, a partir do momento em que o cérebro do feto adquire identidade própria, começa a receber instruções de sobrevivência. É importante lembrar que o cérebro se forma a partir de uma única primeira célula, assim como todo o restante do corpo humano e que portanto a segunda célula estará aprendendo com a primeira como deverá se comportar, e assim por diante. Todo esse sistema de aprendizado vem da inteligência divina existente em cada partícula viva do universo. Felizmente não temos o conhecimento do que é nem como funciona essa partícula, mas sabemos da infinidade de possibilidades existente para sua compreensão. É a partir desta ideia de inúmeras possibilidades que vamos trabalhar com os conflitos existenciais emergentes nos seres humanos.

Vamos imaginar que um ser em formação a partir de uma única célula começa a aprender de forma intrínseca como se formar e como sobreviver. Até hoje a medicina se pautou nos princípios fisiológicos, esquecendo os emocionais que também estavam em desenvolvimento, afinal de contas é um ser “humano” que está em preparação, um animal diferente dos outros pois é constituído de psique, ego, superego, consciencia, subconsciência, superconsciência, ou melhor de uma série de atributos mentais completamente diferentes dos outros animais que nos laboratórios serviram como referência para o estudos dos seres humanos. Impossível acreditarmos que todas as teorias fisiológicas dos seres humanos foram baseadas em experiências com animais diferentes do humano, e portanto, diferentes em seus resultados.

O feto logo em seus primeiros meses de vida começa a receber informações sensoriais do corpo da mãe. Informações essas que vão nortear seu aprendizado fisiológico, emocional e psicomotor. Ainda na barriga da mãe o bebê já está aprendendo a, além de desenvolver seus órgãos internos, também como serão suas defesas externas. Esse aprendizado é baseado nas informações emocionais da mãe (alegrias, desejos, medos, estímulos mentais) e que independem da vontade dela. Se a mãe foi uma criança com determinados padrões relativos à gravidez e parto, esses mesmos padrões já estão sendo transmitidos ao feto de forma intrínseca e sensorial.

O QUE É INTRÍNSECO E SENSORIAL
Intrínseco porque é inerente, inseparável, essencial, e sensorial porque os serem humanos são basicamente sensoriais. Toda comunicação do ser humano (na verdade de todos os seres vivos) é feita através de seus sensores, de seus sentidos (tato, olfato, paladar, audição, visão, atenção circundante, e milhares de outros). O cérebro é formado por massa encefálica e neurônios....sensores....ativadores sensoriais.